Salvador, Brasil. 2014-11-23.
 
 
 
Cadastre-se | Identifique-se | Buscar:  
NotíciasA Notícia

Brasil - Bahia - Meio Ambiente
Quatro praias impróprias para banho em Salvador
Alex Mendes • 22/02/2008 - 05:35:31

Alex Mendes
O Centro de Recursos Ambientais alerta à população da capital para evitar banho de mar se chover neste final de semana, como prevê o Serviço de Meteorologia, porque as praias podem ser contaminadas por detritos carregados das ruas, por meio das galerias pluviais, como bocas de lobo.

Das 23 praias analisadas semanalmente pelo CRA, quatro estão impróprias para banho de mar - Periperi, atrás da estação Férrea, Penha, ao lado da Igreja Nossa de Senhora, Pedra Furada, próxima ao Hospital Sagrada Família, e Boca do Rio, em frente ao Posto Salva Vidas.

As consideradas próprias são Bogari, Boa Viagem, São Tomé de Paripe, Roma, Canta Galo, Porto e Farol da Barra, Santa Maria, Ondina, Rio Vermelho, Amaralina, Pituba, Armação, Corsário, Piatã, Placaford, Itapuã, Farol de Itapuã e Stella Maris.

Mesmo em períodos de sol, o CRA não recomenda o banho de mar próximo à saída de esgotos, desembocaduras dos rios urbanos, córregos e canais de drenagem, pois estes promovem um aumento considerável de concentração bacteriana nas águas.

O boletim de balneabilidade das praias de Salvador é realizado com base nos resultados de exames bacteriológicos feitos em amostras colhidas durante cinco semanas consecutivas. A praia é considerada própria quando apresenta, numa média de 80 por cento das amostras, menos de um mil coliformes fecais por 100 mililitros de água.

Esses critérios foram estabelecidos pela portaria 274, de 2000, do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama).

O CRA também solicita aos banhistas que não joguem lixo nas praias para evitar a poluição das águas. Outras informações podem ser encontradas no site do órgão www.seia.ba.gov.br ou por meio do Disque Meio Ambiente, que atende gratuitamente pelo telefone 0800.71.1400.



Notícias Relacionadas
Praias devem ser evitadas durante Semana Santa
Incêndio destrói 600ha de mata atlântica
Projeto TAMAR prepara comemoração
Desmatamento na amazônia cai 45%
Jacaré é capturado na Pituba
 
Resolução mínima recomendada de 800x600 © Copyright 2003-2008, Click Interativo Multimídia. Todos os direitos reservados.